quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crítica de Anime: Bakuman



Quando os criadores do sucesso Death Note, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, juntaram-se novamente, um mangá sobre mangás é o que menos se imaginava de resultado. Bakuman é um anime sobre Moritaka Mashiro, um jovem recém-formado do fundamental que tem os pés bem no chão: sabe que vai ter um trabalho em um escritório, e estuda para não cair as notas abaixo da média. Tinha um sonho na infância de ser um mangaká. Mas após a fonte de inspiração falecer, o seu tio que fez um mangá de sucesso, ele ficou desestimulado.

Takagi, o primeiro da turma em notas, encontra um caderno onde Mashiro estava desenhando Azuki, seu amor platônico. E ele pede que eles tornem-se um time de mangakás, onde Mashiro desenhará o roteiro que Takagi fará para um mangá. Inicialmente Mashiro nega-se, dando estatísticas de mangás falidos, demontrando o quanto é difícil ser mangaká.

Ele ajuda Mashiro relutantemente a se declarar para seu amor platônico, a meiga Azuki. Ela também tem um sonho: ser dubladora de anime. Os dois oferecem a ela ser a dubladora de um anime que seja adaptação de um mangá de sucesso que Takagi e Mashiro ainda irão criar, e Mashiro, embaraçadamente, sugere que eles se casem após. Ela aceita a proposta, coma condição de que só irão se encontrar novamente quando forem bem sucedidos.

Não há super-vilões, apenas um rival, que é um outro jovem mangaká que está fazendo sucesso mais rápido, e lhe é dado o poder de acabar com outro mangá. Nenhuma fada-madrinha dá poderes mágicos aos nossos heróis, nem um monstro aparece. Com uma arte detalhada, grande expressividade dos personagens, tem uma história bem-contada que prende do início ao fim, apesar de não ter uma luta ou explosão, e alguns twists de plot envolvendo a família de Azuki e Mashiro, para não ser tão linear na evolução. Os personagens são cativantes, realistas e tem várias situações de humor leve e despretensioso.Takagi e Mashiro são imperfeitos, cheio de ideais e idéias pré-concebidas, e aquela certeza que o jovem tem de entender de tudo melhor que os mais idosos. E com todo jovem com um sonho, são incapazes de analisarem seus defeitos. 

Quanto ao relacionamento do casal: por serem ambos extremamente tímidos, Mashiro e Azuki praticamente só trocam olhares. Pequenos detalhes de cena ajudam a mostrar o ideal romântico exacerbado dos personagens, típico de adolescentes. Uma das mais interessantes é quando Mashiro explica que irá para outro colégio, afastando-se de  Azuki, para poder devotar-se exclusivamente a criar um anime até os 18 anos de idade e ser digno de consquitar sua amada, e nessa cena passa despreocupadamente um casal de crianças de mão dadas - uma indireta de quão simples pode ser um relacionamento. Mais uma falha no anime que uma qualidade, em certo momento dá vontade de xingar Mashiro por ser tão estúpido com seu "romantismo", que encobre uma ignorância absurda de como pensam as mulheres.

A Azuki ficou pouco desenvolvida, assim como todos personagens femininos que aparecem, sendo apenas um rostinho bonito que aparece para Mashiro admirar. Se isso foi para mostrar como é que um jovem vê a sua amada ou é um defeito dos escritores, não saberemos. Se viram Death Note, lembrem que Misa Amane era brinquedinho de Yagami Light, sem nenhuma profundidade. Azuki e sua mãe vivem em um mundo masculino, admiridas por serem belas e adoráveis. E toda mulher está sujeita às decisões masculinas, aceitando submissamente o que foi decidido arcaicamente. Agem frívolamnete, ou dão apoio incondicional às decisões do companheiro, independente de sua opinião.

Bakuman presenta interessantes tecnicalidades, como a discussão de qual é a melhor caneta ou como um mangá é editado, mas o essencial são os relacionamentos. Tem uma boa dose de comédia também realista. Em  raros  momentos os personagens mudam de forma ou tem imagens típicas de anime para ficarem mais engraçados, e em algumas cenas são usados "efeitos especiais", estáticos com um mangá,  para mostrar um momento de mais emoção. As músicas de abertura e término, são, como o anime, inspiradoras.


Sem fatos fantasiosos ou fantásticos, superpoderes ou superdotados, Bakunam é uma história da luta de pessoas normais tentando alcançar seus sonhos, inspirados por outros bem-sucedidos.  Tem toda a temática inpiradora e cheia de frases motivadoras como um anime heróico (inclusive citando outros mangás), falando diretamente a nós tímidos otakus e nerds que temos (ou já tivemos) um sonho impossível de ser realizado. Mas, não é para qualquer um, e tem seus defeitos. Falta apelo às mulheres, com a parte romântica pouco evoluíndo e uma personagem forte. Para os que gostam de animes por lutas e plots de fantasia, pode ser tão chato quanto a novela das 7.

Um comentário:

  1. Bem legal esse blog, acho que podemos formar uma parceria, o meublog e o seu!
    animesshowblog10.blogspot.com.br

    Para mais contatos nos envie um e-mail
    animesshow2011@hotmail.com

    ResponderExcluir

DPZINE WEB TOP SEMANAL
1º Lugar
Addiye 72
Rafael Torres
2º Lugar
O Aerocuble
Cristiano Gomes
3º Lugar
Mayonaka Disorders
Grupo Kaizokuso
4º Dragon Spirit
5º Patriot
6º Projeto Elian
7º Akuma no maku
8º Trevosa
9º Lamberjack
10º Diario de Ghost
11 a 18 de Setembro