terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os animes e as suas referencias ao brasil.



Os Animes e Suas Referências ao Brasil

Embora os animes enfoquem principalmente a cultura japonesa, de vez em quando outras culturas costumam aparecer nas animações japonesas. A maioria das referências a outros países quase sempre acaba sendo aos EUA, mas casos de outras nações aparecerem ocorre vez ou outra. O Brasil não é exceção, e mesmo que em menor escala, tivemos participações brasileiras em algumas séries além de Captain Tsubasa. Veja abaixo alguma delas.

Sketchbook ~full colors~
Em sketchbook somos representados apenas pela bandeira do nosso país, que aparece num breve momento na cabeça de um dos personagens do anime (Negishi). Como o Brasil é o primeiro país a ser citado (depois do Japão, é claro), achei interessante ressaltar essa "homenagem", já que embora seja comum a bandeira de determinadas nações aparecerem em um anime ou outro, é incomum eles citarem o nome dos países.

Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco)

Essa referência muitos devem conhecer, mas vale ressaltar. Existe um brasileiro entre os doze cavaleiros de ouro, e ele é ninguém menos do que Aldebaran de Touro. Tudo bem que o representante do Brasil no Santuário é um dos mais fracos e ainda por cima usa chifres (e por que ele perdeu a vontade de lutar depois que o Seiya arrancou os seus chifres?), entretanto, pelo menos temos um personagem do nosso país nesse anime de grande sucesso em terras brasileiras.

School Rumble

No último episódio da segunda temporada (Nigakki), mais precisamente aos 6 minutos e meio do vídeo (depois de toda a confusão envolvendo o garoto "super dotado" Harima), há uma pequena referência ao jogador Zico, que esteve no comando da seleção japonesa até a Copa do Mundo de 2006. O personagem Karasuma é o responsável pela homenagem ao famoso jogador brasileiro.

Rozen Maiden

O futebol pode ser até o esporte mais famoso no Brasil, porém o maior ídolo dos brasileiros passa longe de ser algum atleta da nossa atual seleção, ou mesmo das antigas. O símbolo de herói nacional é na verdade alguém que levou todo o país a parar somente para chorar a sua morte. Quem não se lembra daquele fatídico primeiro de maio de 1994? Imagino que apenas quem não viveu aquele momento, pois a comoção nacional pela morte do maior piloto brasileiro de todos os tempos (ou mesmo o melhor de todo mundo) foi enorme. Mesmo fora do Brasil, inúmeros fãs de Ayrton Senna choraram pela sua morte.

E agora, depois de mais de dez anos do acidente, a primeira imagem que vêm em nossas cabeças quando nos lembramos desse grande piloto é a dele pilotando sua Mclaren, equipada com motores Honda (ou talvez os berros do Galvão Bueno comemorando uma vitória dele). A parceira entre o brasileiro e a montadora japonesa é de conhecimento popular, bem como, a admiração que os japoneses têm pelo piloto.

E como estamos falando de referências ao Brasil presentes em animes, uma a Ayrton Senna não poderia faltar (na verdade existem outras, veja mais abaixo). O anime Rozen Maiden foi um dos que prestaram homenagem ao piloto. Quem assistiu essa série, dificilmente não percebeu que no quarto do protagonista Sakurada Jun, há um pôster de Ayrton.

GP Boy, Fatest One e F. no senkou

Acabei de citar que Ayrton Senna apareceu em outros lugares além de Rozen Maiden, embora as outras participações do piloto brasileiro tenham sido nos quadrinhos, ao invés dos animes. Ao todo foram três mangás a prestar homenagem a Senna, todos publicados enquanto o piloto ainda corria. O objetivo das editoras japonesas com os três títulos citados era tentar popularizar a Fórmula 1 no Japão, um esporte que até aquele momento não era muito popular na terra do sol nascente.

Um detalhe curioso é que os mangás tiveram ilustrações de capa feitas por alguns mangakás famosos, entre eles Akira Toriyama, criador de Dragon Ball. Toriyama era um fã declarado do piloto, tanto que existe um desenho circulando há muito tempo pela internet, onde temos os personagens de Dragon Ball dentro e ao lado da Mclaren do piloto.
Gundam Seed Stargazer
Os produtores de Gundam sempre usaram a realidade para dar vida ao enredo desse anime. Por isso, referências à países da vida real não são apenas mera coincidência. Enquanto em Gundam Seed tivemos várias menções aos EUA, no OVA dessa série, podemos dizer que o Brasil recebeu uma grande atenção dos produtores. Infelizmente novamente o nosso país foi relegado a um papel não muito agradável, tivemos a aparição breve de algumas cidades verde-amarelas, como Santos, Salvador e Fortaleza, porém, todas sofrendo com enormes tsunamis. Somado a isso, tivemos um Gundam (Verde Buster) e um piloto com um jeitão bem brasileiro.

Para reforçar, vimos Shams Couza (o piloto) agir como um autêntico guerreiro de nossa pátria, lutando contra a DSSD até o fim, sem desistir nunca. Em Gundam Seed, lutar até o fim pode ser traduzido como lutar até a energia do seu Mobile Suit acabar. Dessa forma, com a morte praticamente certa, Shams ainda deu um sorrisinho tipicamente brasileiro antes de ser pulverizado pelos Mobile Suits inimigos. Esse é brasileiro.

Captain Tsubasa (Super Campeões)
Captain Tsubasa conta a história de Tsubasa Ozora, um garoto que desde pequeno ama futebol e sonha em ser um grande jogador no futuro. O sonho dele é entrar seleção japonesa e enfrentar os times mais poderosos do mundo. É quase desnecessário dizer que quando o assunto é futebol, fica praticamente impossível o Brasil não ser citado. Pois bem, menções ao nosso país é o que não falta em Captain Tsubasa.

Desde a aparição de Roberto Maravilha, conhecido como o lendário jogador da camisa de número 10 do Brasil, passando pela temporada onde Tsubasa começa a jogar no São Paulo, até a chegada a Copa do Mundo, onde o Brasil é o grande favorito ao título, e também o adversário que todos da seleção japonesa desejam enfrentar, vemos o quanto o nosso país é importante para o enredo do anime.

Sky Girls

O Brasil é o assunto principal num dos especiais do primeiro anime do gênero Mecha Shoujo. É verdade que esses especiais não acrescentaram nada a série, sendo apenas puro filler, porém aqui temos uma das referências mais legais feitas ao nosso país. Um dos maiores tesouros nacionais, o Rio Amazonas, foi o destaque desse episódio. Praticamente todos os capítulos desse pequeno OVA envolvem a personagem Eika Ichijou (que odeia totalmente pescar) em suas aventuras para se tornar um grande pescadora.

Alguns dos detalhes colocados aqui vão desde velhos fenômenos conhecidos por nós brasileiros, como a Pororoca, até alguns planos do governo brasileiro em tornar a bacia do Rio Amazonas à maior do mundo. Mesmo sem nada a acrescentar a série principal, podemos chegar à conclusão de que existem japoneses que entendem mais de geografia do Brasil, do que os próprios brasileiros.

G Gundam?
Diferente de todas as outras séries Gundam, G Gundam "inovou" em relação aos antecessores, ao mostrar o que acontece quando Gundam encontra Dragon Ball e Captain Tsubasa. O resultado final foi um desastre, sendo considerada a pior das séries Gundam, pelo menos de acordo com os maiores fãs e críticos do anime.

G Gundam pode ser resumido como uma Copa do Mundo entre Gundams, onde todos os países da Terra têm um Gundam representando a sua nação num torneio chamado Gundam Fighter. O objetivo desse campeonato é eleger um novo representante para as colônias e para isso bem... os países se enfrentam no já citado torneio de artes mar... digo Gundam Fighter. O pior do anime nem chega a ser o enredo sem criatividade, mas sim a quantidade de Gundams e pilotos bizarros. Cada país tem um Mobile Suit representando algum clichê seu, temos um robô com visual napoleônico (França), um boxeador (EUA) e assim vai.

Muitos devem imaginar que o Brasil provavelmente é representado por um Gundam sambista movido a biocombustível da Petrobrás, ou qualquer porcaria assim, certo?. Errado! Mas quer saber o que é pior? Temos Gundam de toda a Europa, do Quênia, do México, da Mongóilia, de praticamente tudo quanto é país do globo, mas por algum motivo bizarro não temos um Gundam brasileiro. De certa forma, não sei se isso é motivo para ficar feliz ou triste. Por um lado esqueceram um país promissor (ou não) como o nosso e colocaram vários que são praticamente cenários na geopolítica mundial. A menos não fomos ultrapassados pelas Ilhas Maurício.

Outras Referências

Provavelmente existem várias que não foram citadas, porém eu não sou uma enciclopédia de animes para lembrar de todas. Caso algum leitor do blog saiba de mais alguma, não deixe de compartilhar com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DPZINE WEB TOP SEMANAL
1º Lugar
Addiye 72
Rafael Torres
2º Lugar
O Aerocuble
Cristiano Gomes
3º Lugar
Mayonaka Disorders
Grupo Kaizokuso
4º Dragon Spirit
5º Patriot
6º Projeto Elian
7º Akuma no maku
8º Trevosa
9º Lamberjack
10º Diario de Ghost
11 a 18 de Setembro