quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mangás dominam mercado brasileiro



Nem a Turma da Mônica resistiu a invasão dos mangás
Nem a Turma da Mônica resistiu a invasão dos mangás
O mercado de quadrinhos brasileiro sofreu uma invasão de mangás. Há editoras, como a JBC, que reservam um espaço de mais de 80% de suas publicações apenas para os quadrinhos japoneses.
O mangá chega ao mercado brasileiro nos anos 60 e se populariza rapidamente por causa da maior colônia japonesa do mundo instalada no Brasil. A produção conquista o mercado e os jovens. Nos anos 2000 o mercado ganha força com o surgimento das editoras JBC e Conrad, que lançam um novo formato, mais próximo aos originais.
Hoje em dia, são mais de 100 títulos de mangás publicados no Brasil. O sucesso de vendas é tanto que até Mauricio de Sousa, o maior quadrinista do Brasil, se rendeu ao charme do traço oriental. Este ano, a Editora Panini lançou a “Turma da Mônica Jovem”, que traz os conhecidos personagens mais velhos, com 15 anos. A referência oriental não fica apenas nos traços e nas páginas em preto-e-branco. A história também é inspirada nos quadrinhos japoneses, já que Mônica e seus amigos ganham super-poderes para enfrentar o mal.
Confira a entrevista com o cartunista JAL, presidente da Associação de Cartunistas Brasileiros (ACB) e assessor de imprensa de Mauricio de Sousa, que fala sobre o mercado de quadrinhos brasileiro e sobre a nova fase da Tuma da Mônica.
Assista a outros trechos da entrevista com JAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DPZINE WEB TOP SEMANAL
1º Lugar
Addiye 72
Rafael Torres
2º Lugar
O Aerocuble
Cristiano Gomes
3º Lugar
Mayonaka Disorders
Grupo Kaizokuso
4º Dragon Spirit
5º Patriot
6º Projeto Elian
7º Akuma no maku
8º Trevosa
9º Lamberjack
10º Diario de Ghost
11 a 18 de Setembro